slide1

2019
2016 1
2012

 

EMYA yelow nominee 2014 23

 

Trip1

Visita Virtual

Venha Conhecer-nos!

arrojamento

R.A.C.A.M.

Rede de Arrojamentos de Cetáceos
do Arquipélago da Madeira
Contactos:
291 961 859 / 924 432 091

 No Passado dia 6 de Junho a RACAM (Rede de Arrojamentos de Cetáceos do Arquipélago da Madeira) foi informada da presença de um animal arrojado no Ilhéu da Cal no Porto Santo, após coordenar com os vigilantes da natureza do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, RAM presentes no local e com a lota do porto santo, o animal foi recolhido e transportado, no navio Lobo Marinho da Porto Santo Line, até à Madeira. A necrópsia ainda não pôde ser efetuada, uma vez que alguns elementos da RACAM estiveram a participar nas reuniões do Proyecto Marcet na ilha do Faial entre o dia 7 e dia 12 de Junho.

Curiosamente, no dia 12 chegou a informação da existência de um animal arrojado, alegadamente um cachalote com 15 metros. Após algumas falhas de comunicação, a carcaça deste animal foi recuperada e revelou ser uma baleia de bossa (Megaptera novaeangliae) de “apenas” 6 metros, em avançado estado de decomposição. Ainda assim foi possível recolher algumas amostras e recuperar todo o esqueleto para posterior análise.
Mais uma vez agradecemos a todas as entidades que colaboraram nestes esforços e relembramos que em caso de arrojamento deve ser contactada a Rede de Arrojamento de Cetáceos do Arquipélago da Madeira (RACAM) através do nº 92 4432091.