cartaz Marmorias

O “MARmórias” é um projeto de continuidade pedagógica, de cariz artístico que associou a componente histórica do MBM com a arte. Incidiu sobre as fotos dos baleeiros e visou a recriação de retratos de baleeiros através da pintura sobre tela, influenciada no estilo de reconhecidos artistas plásticos da história de arte. A relação do museu com as 10 instituições educativas não se cingiu à visita de estudo, pois, ao longo do ano letivo, foram desenvolvidas sessões/palestras de apoio ao desenvolvimento do desafio.

Os trabalhos finais culminaram numa exposição temporária no MBM patente até agosto de 2017. Estes trabalhos irão ser expostos no Madeira Shopping em Setembro do corrente ano.

Sendo o “Desafio Educativo” entendido como um projeto de continuidade pedagógica, são desenvolvidas atividades com os alunos participantes ao longo de todo o ano letivo.

1º Atividade – Os alunos realizam uma visita de estudo gratuita ao museu da baleia, para recolha de informação para o desafio.

2º Atividade – É realizada uma sessão de acompanhamento na escola onde é, também, apresentada mais informação sobre a temática em estudo.

3º Atividade – Os alunos e professores participantes no desafio educativo são convidados a participar na inauguração da exposição “MARmórias” que compila todos os trabalhos realizados pelas escolas.

Neste desafio participaram as seguintes instituições:

1 – Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares

2 – Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr.º Horácio Bento de Gouveia

3 – Externato Apresentação de Maria

4 – Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniçal

5 - Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cardeal D. Teodósio de Gouveia

6 - Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

7 - Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

8 - Escola Básica e Secundária de Machico

9 – CAO de São Vicente

10 – EB 123/PE do Curral das Freiras

A escola vencedora deste desafio foi a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cardeal D. Teodósio de Gouveia, que recebeu como prémio uma viagem para observação de cetáceos no veleiro Mestre Miguel.

Face à qualidade dos trabalhos apresentados pelas escolas foram ainda atribuídos, duas menções honrosas, à Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e ao CAO de São Vicente.

Veja os trabalhos realizados pelas instituições aqui

Conheça o regulamento aqui.

Além da participação das instituições, foram convidados 3 artistas plásticos do Caniçal, para a recriação dos retratos dos baleeiros, nomeadamente Emanuel Santos, Inês Alves e Elda Calaça.